O novo Partido

Paulo Portas prepara Santana para novo quadro partidário.

manif, Belem, LisboaO-A-M
#30
30 Junho 2004

Estive na manif de ontem. Foi decepcionante. Havia mais gente a namorar nos relvados de Belém, ou a petiscar nas esplanadas do mesmo jardim, que no ajuntamento de professores, intelectuais, artistas e velhos políticos que protestava sabiamente contra o “Golpe de Estado” partidário em curso.

Creio que Manuela Ferreira Leite foi quem melhor caracterizou o modo como a dupla Santana Lopes_Paulo Portas decidiu, desde o primeiro minuto, lidar com a deserção honrosa de José Manuel (ex-very hard) Barroso. Para ambos chegou finalmente a hora de tomar de assalto o velho PSD e de criar um verdadeiro partido europeu de direita (o tal PPD a que Santana sempre se refere quando fala do PSD), cuja alternância com o PS passe a ter um significado político mais claro para todos.

Vai ser muito mau? Não sei. Vai ser, porventura, mais claro. E se assim for, já não será tão mau…

Há também a hipótese de os arrivistas Santana_e_Portas se espalharem. Neste caso, bem terão que mendigar um convite a Bruxelas, Caracas ou Bagdade.

Vistas as coisas por este prisma (algo maquiavélico a que não cheguei no blog anterior), ficamos com uma questão de forma e outra de fundo por dirimir. Na forma, parece-me que Sampaio deveria dissolver a Assembleia da República e convocar eleições legislativas antecipadas (pois de contrário, estaria a legitimar um processo golpista visando alterar profundamente a natureza política e sociológica de um grande partido). No conteúdo, parece-me que Sampaio deveria chamar o sucessor de Durão Barroso designado pelo Conselho Nacional do PSD e convidá-lo a formar Governo, esperando que uma inevitável clarificação político-partidária ulterior contribuísse também para clarificar a situação dramática do PS.

Resumindo, se por um lado clamo convictamente por eleições antecipadas, por outro lado (mais secreto) desejo que Sampaio chame Santana_Portas a cumprir o seu destino. AC-P

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s