MC Snake

Quem quer incendiar a cidade?!

A morte em circunstâncias ainda desconhecidas (ler Público) do rapper Mc Snake, na sequência duma perseguição policial automóvel na madrugada desta Segunda Feira é uma tragédia pessoal, familiar e para a tribo urbana do jovem músico que, em 2006, colaborou na produção do álbum “Negociantes” de Sam The Kid — um dos mais criativos e politicamente conscientes músicos urbanos portugueses da actualidade. Estou revoltado!

A notícia é um mau augúrio. Mas o mais preocupante é ler os comentários online sobre o sucedido😦

O primeiro texto deste blogue foi dedicado à Cova da Moura. Publiquei-o em 24 de Julho de 2003. Nele escrevia sobre o jovem Ângelo baleado mortalmente pelas costas, aos 17 anos, pela PSP, no ido ano de 2001, e da importância de olhar para os guetos deste país com um olhar político e responsável. Organizei então um passeio filosófico à Cova da Moura, com a colaboração da Lieve —uma das impulsionadoras da associação cultural e cívica Moinho da Juventude, e grande defensora dos direitos do bairro. A condução do passeio ficou a cargo dum jovem chamado Joãozinho. Era um rapaz bonito, que prezava o corpo e o traje como qualquer africano genuíno. Sorria como sorri o Sol esplêndido de Lisboa, que dá à Cova da Moura a cor, o som, o cheiro e o pó de África. O grupo de excursionistas (e jantaristas!) percorreu e falou com os mais de quarenta cabeleireiros ali residentes, e que foram desde logo o grande leitmotiv na iniciativa. Terminámos o dia numa longa mesa em volta de uma cachupa, sob o olhar de Lisboa no horizonte. Pouco tempo depois Joaozinho era assassinado, não por polícias, mas por inimigos que a miséria faz.

O West Side Story, agora com rappers pacifistas, mas acordados, voltou a repetir-se. Os tiros pelas costas não têm desculpa!

OAM 670—16 Mar 2010 2:47

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s